sexta-feira, 3 de maio de 2013

Expulsos na Libertadores, Lúcio e Cris põem carreiras em risco


Zagueiros têm experiência na Seleção, futebol europeu, mas prejudicam Grêmio e São Paulo na Libertadores. Presidente tricolor defende jogador

Eles têm anos de experiência no futebol, diversas convocações para a Seleção Brasileira, temporadas na Europa mas, de volta http://s03.video.glbimg.com/x240/2552518.jpgao Brasil, acrescentaram um tom vermelho ao currículo. Lúcio e Cris retornaram ao país para comandarem as defesas de São Paulo e Grêmio, respectivamente, mas as expulsões na Taça Libertadores colocam a dupla de xerifes em xeque, sendo alvo de pressão da torcida e deixando seus times em situação delicada nas partidas.
Comentarista da Rede Globo, Júnior analisa a situação de Cris e Lúcio. O ex-jogador afirma que o zagueiro do São Paulo deu bobeira diante do Atlético-MG, e teme pelo futuro do jogador do Grêmio caso a equipe seja eliminada na Libertadores.
- Acho que a primeira coisa que influenciou no rendimento foi que os dois chegaram em times que ainda estavam se acertando, então, nos jogos, a margem de erro tem que ser perto de zero. O Lúcio, contra o Atlético-MG, deu bobeira. Ele já tinha cartão amarelo, foi atrasado na jogada, ainda tentou recolher o pé, mas já era tarde. O Cris fez duas jogadas que não costuma fazer, até pela experiência. E, se o Grêmio for eliminado, o clima, pelo que a gente vê de reação da torcida, vai ficar complicado para ele. Já o Lúcio não acredito que esteja nessa condição - analisou Junior.
Na derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, na noite desta quinta-feira, Lúcio levou cartão vermelho aos 35 minutos do primeiro tempo. A expulsão do experiente zagueiro são-paulino, por falta dura em Bernard, mudou o panorama da partida. O Tricolor, que era melhor e vencia por 1 a 0, viu o Galo dominar e conseguir a vitória.
Paulo Henrique Ganso não teve dúvidas sobre o prejuízo para o time:
- Tivemos duas ou três chances com o Ademílson, poderíamos até ter matado a partida. Mas quando se joga com um a menos, no Morumbi, que é grande, dificulta muito.
Antes disso, pelo Campeonato Paulista, no clássico com o Palmeiras, Lúcio tentou acertar cotovelada em Valdivia e foi expulso sem mesmo ter sido advertido com cartão amarelo.
O zagueiro completará 35 anos na próxima quarta-feira. Foram 13 anos na Europa, quando foi tricampeão alemão com o Bayern de Munique e vencedor da Liga dos Campeões pela Inter de Milão. Lúcio foi titular em três Copas do Mundo e venceu o Mundial de 2002.
Eu acho que o momento não é de pegar o Lúcio e falar que ele foi o responsável pela derrota"
Na Copa de 2006, Lúcio bateu o recorde de Gamarra ao ficar 386 minutos sem cometer falta em jogos de Copa, contra 383 do paraguaio.
Ney Franco tentou tirar o peso da culpa pela derrota diante do Galo dos ombros de Lúcio. Depois do cartão vermelho, o zagueiro chegou ao vestiário do Morumbi no intervalo muito abatido.
- Eu acho que o momento não é de pegar o Lúcio e falar que ele foi o responsável pela derrota. Se a gente conseguir passar pelo Atlético, tem a Libertadores e toda a temporada para ele jogar. Foi um erro, mas a gente tem de seguir, não adianta ficar remoendo. Domingo tem grandes chances de ele jogar de novo, a tendência é jogar no domingo, contra o Corinthians e pode dar a volta por cima. Cometeu um erro, mas a gente não pode depositar a culpa toda nele.
O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, disse que Lúcio é um jogador determinado e serve de exemplo. 

- O Lúcio é um exemplo, determinado, uma coisa fantástica. Não tem multa, eu renovaria. Estou satisfeito com seu comportamento fora e dentro de campo. Na falta em que foi expulso, ele foi na bola. Acertou o jogador? Sim! Mas não é para escândalo, tudo é exagerado com o São Paulo.
Cris em xeque no Grêmio
http://s03.video.glbimg.com/x240/2551002.jpg
Já Cris, aos 35 anos, também carrega experiência na bagagem. Ele teve passagens por Corinthians e Cruzeiro. Pelo Lyon, o zagueiro conquistou quatro vezes o Campeonato Francês e foi convocado para a Seleção Brasileira. Também teve passagens por Bayer Leverkusen e Galatasaray.
Cris chegou ao Grêmio em janeiro, depois de uma passagem de apenas seis meses pelo Galatasaray. A sua contratação foi aprovada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. No Cruzeiro, em 2003, o jogador foi titular da equipe que conquistou o Brasileirão, a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro, sob o comando do atual técnico do Tricolor gaúcho.
Ainda pela fase de grupos da Libertadores, Cris foi expulso diante do Fluminense, em partida que terminou empatada por 0 a 0.
A carreira dele não acabou. Tem nome, currículo e "ainda vai calar a boca de muita gente
Ao retornar à equipe depois de cumprir suspensão, o zagueiro foi titular na partida de ida das oitavas contra o Independiente Santa Fé, em Porto Alegre, na última quarta-feira. E recebeu novo cartão vermelho: ele cometeu pênalti convertido por Pérez. Ainda sim, a equipe gremista venceu por 2 a 1. E Cris cumprirá suspensão na partida de volta. A nova expulsão deixou a torcida gremista extremamente contrariada com o jogador.
Souza saiu em defesa do companheiro e destacou que a carreira de Cris não acabou:
- O grupo é forte, para proteger ele. O erro não foi só dele, mas meu também. Futebol pune desta forma. Não dá para julgar, eu sei que a torcida quer ganhar, ver a zaga sem sofrer gol, mas eu sei que ele vai dar a volta por cima. O ano é longo, vai fazer boas partidas. A carreira dele não acabou. Tem nome, currículo e ainda vai calar a boca de muita gente
Santa Fé e Grêmio voltam a se enfrentar no dia 16 de maio, no estádio El Capim, em Bogotá.


enviado por Gabriel Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário